domingo, 2 de agosto de 2009

12 - ANDRÉ & MAZINHO RASGANDO O FOLE

DÁRIO TEIXEIRA COTRIM

É muito gratificante saber que os amigos André & Mazinho estão com um novo trabalho. Um belíssimo álbum com vinte e cinco músicas homenageando o forró brasileiro com o título “Rasgando o Fole”. André & Mazinho já tem uma carreira de sucesso. De absoluto sucesso! É a força do ritmo nordestino que mobiliza multidões. É uma força indiscutível. É como se fosse um arrastão que põe o forró no gosto do povo fazendo com que os brasileiros movimentem-se nos variados ritmos das melodias. A dupla André & Mazinho, inteligentemente, apossou-se do embalo forrozeiro e com isso vem conquistando um público fiel a cada lançamento que faz.

“Rasgando o Fole” é um trabalho musical que representa o autentico forró brasileiro. Ele tem a direção do compositor Jussiê do Acordeom e a produção de André & Mazinho que, com muito talento e muito rigor na seleção musical, disciplinou o que produziu até então, apresentando para os seus fãs um compact disc digital áudio de qualidade inquestionável. Inclusos neste CD estão algumas das melhores melodias de Luiz Gonzaga, o maior forrozeiro do Brasil e outras, ainda, que estão imortalizadas nas vozes dos cantores: Dominguinhos, Luiz Ramalho, Edgar Mão Branca, Jackson do Pandeiro e de tantos outros seus amigos. Aqui, também, são explorados os belíssimos momentos das porfias nordestinas que são: o coco, o baião e o xote e tudo mais que se multiplicam numa grande variedade do estilo forrozeiro e no bom humor das canções para a apreciação de todos nós.

O forró é uma diversão constante. Sem abusar da prolixidade podemos dizer: sempre constante e sempre. Portanto, “Rasgando o Fole” tem essa incumbência com as suas vinte e cinco belíssimas gravações, pois todas elas são de uma riqueza musical à margem de qualquer influência erudita ou técnica. Um forró autêntico. Numa colocação feliz da jornalista Tânia M. M. Carvalho, disse-nos ela com muita propriedade que “se estivéssemos no interior de São Paulo, nada disso causaria surpresa, principalmente se estivéssemos falando de uma dupla sertaneja. Mas acredite se quiser: não se trata de uma dupla sertaneja, mas sim da primeira dupla de Forró do Brasil, André & Mazinho”. Aliás, essa mesma afirmação nós já havíamos encontrada no Caderno B do jornal “O Estado de Minas”, quando naquela oportunidade fizemos o recorte da matéria e o enviamos para os dois artistas da terra.

Numa outra oportunidade, confirmando assim o brilhantismo do sucesso de André & Mazinho, foi quando a Rede Globo de Televisão exibiu no início deste ano, no quadro Garagem do Faustão, parte integrante do programa O Domingão do Faustão, momentos especiais com a dupla. Agora, com o lançamento do álbum “Rasgando o Fole”, acreditamos que há um leque aberto para as investidas dos meninos. Pois eles são simpáticos, competentes e acima de tudo bastantes habilidosos no selecionar os seus repertórios e no cantarolar com as suas vezes. André & Mazinho, com justiça, é um orgulho para a nossa querida cidade de Guanambi e de toda a Região.

Todas as melodias que completam o álbum de André & Mazinho, nas suas vinte e cinco faixas, são melodias especiais. Isso é bem verdade. Mas, a faixa três, Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, lembra-nos, com muitas saudades, do forrozeiro montes-clarense Geraldo Rodrigues Antunes (Zé do Campo), pois, onde ele estivesse com a sua sanfona, ao nos avistar, tocava essa bela melodia do Rei do Baião. Obrigado André & Mazinho, por essa oportunidade de poder ouvi-los e, também, de escrever um pouco mais sobre os entretenimentos musicais que vocês promovem com absoluto sucesso. Obrigado mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário